Património

Na Região da Rota da Luz a Arte e a História andam de mãos dadas. Desde tempos remotos que a presença humana, nesta fértil Região, se fez sentir.

Os monumentos megalíticos mostram o cuidado que os homens de então dedicavam aos seus mortos. As gravuras rupestres dão-nos a dimensão estética e religiosa, o sentido mágico do homem perante o desconhecido e as necessidades da vida quotidiana.Os castros, no alto dos montes, evocam as necessidades defensivas, de abrigo dos animais ferozes ou das tribos inimigas.

Da ocupação romana, lápides, marcos milenários, estradas, povoados ou fornos cerâmicos, dão-nos a conhecer a evolução tecnológica trazida. Túmulos e igrejas românicos, patenteiam a evolução da arquitectura medieval.

O gótico, funcional, sem grandes luxos, a beleza do manuelino, na magnífica cruz de S. Domingos…

A elegância das igrejas maneiristas, as pinturas dos retábulos…

Depois, a exuberância e a riqueza do Barroco, as magníficas talhas douradas, o contraponto do claro/escuro, a beleza dos azulejos policromáticos ou azuis e brancos…

Com os finais do séc. XIX e princípios do séc. XX, surge a industrialização. O tijolo e o azulejo são profusamente utilizados na arquitectura.

Com a Arte Nova, adquire-se um completo domínio dos materiais, numa rara combinação de profusão de formas, onde a graciosidade das linhas curvas, dos motivos vegetais e da figura feminina estabelece uma feliz simbiose com a produção local de azulejo artístico.

A Região de Turismo Rota da Luz é, também, rica em arte e cultura populares. Nada melhor que o colorido das cangas e a beleza dos painéis dos moliceiros, para mostrar o interesse e o cunho pessoal que o homem põe na decoração dos objectos e instrumentos de trabalho de uso quotidiano.

A cultura tem lugar de destaque nos museus da Rota da Luz. Casas-Museus ostentam o nome dos escritores Júlio Dinis e Ferreira de Castro, ou o do Prémio Nobel da Medicina, Egas Moniz, também ele escritor, atestando a sua ligação à Rota da Luz. Outros museus mostram temas tão diversos quanto a arte, a etnografia ou a técnica.

Região de Turismo Rota da Luz. Um património a descobrir.