Descrição

Ria de Aveiro, também conhecida como Foz do Vouga, é uma lagoa existente na região de Aveiro, entre Ovar e Mira.

Trata-se de uma lagoa costeira de baixa profundidade, com extensas zonas entre marés, estendendo-se no interior do território português, paralelamente ao Oceano Atlântico, ao longo de 45 quilómetros de comprimento e com uma largura máxima de 11 quilómetros.

A sua área percorre dois distritos (Aveiro e Coimbra) e as localidades de Aveiro, EstarrejaÍlhavo, MiraMurtosa, OvarVagos.

 

A Ria de Aveiro salienta não só pela sua beleza paisagística, como também revela a imperatividade da sua proteção e conservação, ou não fosse ela um património natural único na região, no país e Península Ibérica.

A Ria de Aveiro é a maior zona húmida na metade norte de Portugal e um paraíso para os amantes da observação de aves!

Classificada como Zona de Proteção Especial, os seus sapais e prados marinhos são habitats muito importantes.


A
Ria de Aveiro divide-se em três canais/zonas: o Canal de Ovar, o Canal de Ílhavo e o Canal de Mira.

Nela desaguam os rios VougaAntuãBoco e Fontão, tendo como única comunicação com o mar um canal que corta o cordão litoral entre a praia da Barra e São Jacinto.

Este permite o acesso ao porto de Aveiro de embarcações de grandes dimensões.

Rica em peixes e aves aquáticas, apresenta grandes planos de água, locais de eleição para a prática de todos os desportos náuticos.

A Ria de Aveiro é o destino de eleição para a observação de aves, assim como um local privilegiado pela excelência dos seus habitats que são autênticas maternidades para espécies protegidas, como a Garça-vermelha.

A subsistência económica de grande parte da população de Aveiro esteve (e continua) sempre ligada à Ria.

As suas águas permitiram a apanha do moliço, a pesca e a recolha de sal, estimulando também a construção naval.

Nos últimos anos a Ria adaptou-se às necessidades dos tempos modernos e tem possibilitado que a cidade desenvolva atividades turísticas.

A Ria de Aveiro é uma atração turística, através dos Moliceiros (barcos típicos da região de Aveiro) e outras atividades.

Existem passeios de Moliceiro e outras embarcações, nos canais urbanos da Ria (Canal dos Botirões, Canal CentralCanal do Cojo, Canal das Pirâmides e Canal de São Roque) onde se avistam as principais atrações e monumentos da cidade de Aveiro.


Cabe-lhe agora a si
redescobrir a herança artística desta cidade à beira ria.

Reconhecida internacionalmente como a cidade-museu da Arte Nova em Portugal.

Aveiro oferece-lhe a oportunidade única de ver a arte ganhar vida nos mais belos edifícios do País.

Mantenha os olhos bem abertos ao pormenor para apreciar o ferro forjado em formas encantadas de flores e arabescos na Casa do Major Pessoa, os varandins e apontamentos florais da fachada do Edifício da Casa dos Ovos Moles e a estrutura imponente do Museu da Cidade.

Viaje no tempo através da arquitetura contemporânea de Aveiro.

A icónica Universidade de Aveiro e o Jardim da Fonte Nova são exemplos vivos de como os tempos modernos foram também uma fonte de inspiração para os grandes arquitetos do nosso tempo.

E onde o tempo começou a produzir os seus efeitos, os artistas urbanos uniram-se para resgatar o maior tesouro da cidade: os seus históricos edifícios.

Em Aveiro, o mundialmente aclamado VHILS deseja-lhe as boas-vindas com um rosto deslumbrante esculpido numa parede em frente à Estação Ferroviária.

A Ria de Aveiro encontra-se ao abrigo da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Existe um enorme leque de empresas de serviços, atrações, e locais perfeitos para fotografar que envolvem e têm como base a Ria de Aveiro.

Exemplos como a Marinha da Noeirinha, a Sterna, o restaurante Laguna e muitos outros que pode descobrir aqui na Rota da Luz e explorar tudo o que pode fazer, ver, comer e se apaixonar pela cidade dos canais mais belos de Portugal.

Local

J8VH+H4 Aveiro, Portugal

Website

https://riadeaveiro.pt

Localização

J8VH+H4 Aveiro, Portugal

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione uma Avaliação